Cinco Revelações que eu preciso ter para Viver uma Vida Plena

Artigo exibido: 3702 vezes

Existem 5 revelações em Mateus 16: 13 a 28 que precisamos conhecer afim de vivermos a Vida abundante que Deus tem para nós, conforme a promessa de João 10:10.

Nesta linha, precisamos considerar o que significa a palavra Revelação, o dicionário em portugês nos sugere: Ato ou efeito de REVELAR: inspiração divina para se conhecerem certas coisas.

Revelar, por sua vez, tem o seguinte significado:

1. tirar o véu a;

2. fazer conhecer o que era secreto ou ignorado; descobrir;

3. fazer aparecer a imagem fotográfica no negativo ou no positivo.

Na teologia existem 2 tipos de Revelação: a Geral e a Específica:

a) Revelação Geral de Deus: Como Deus se mostra na natureza – vide o Salmo 19 (por exemplo)

b) Revelação Especial de Deus: Como Deus escolhe se mostrar para o Ser Humano, sendo a Biblia a mais completa e está fechada.

Precisamos, porém, conhecer a revelação especial de Deus, por meio da Biblia examinando o que nela contém para que vejamos as coisas da perspectiva de Deus, e assim as praticarmos e também anunciarmos.

Alguns estudiosos usam o termo Iluminação para diferenciar entre Revelação Especial da Biblia e como entendê-la. Gosto da palavra Revelação, ela é mais apropriada e mais bíblica, esta palavra indica a necessidade que temos do Espirito de Santo de nos ensinar a palavra de Deus (I João 2:27-28), na primeira vez que o termo é mencionado na Bíblia, podemos vê-lo no texto de Exodo 27:21, isso nos leva a entender que as verdades de Deus estão atrás de um véu e só Ele pode descortinar o que deseja que saibamos, Veja I Cor 1:18 a 31 - como Deus trará sua revelação, 'coisas loucas deste mundo confundindo as sábias'

No TEXTO, temos o seguinte PANO de FUNDO

a. 2º ou 3º ano de Ministério de Jesus

b. Ano da Oposição

c. Jesus já havia feito grandes coisas

d. Os discípulos já haviam visto grandes coisas (Treinamento)

e. Uso de perguntas – Método Socrático

f. Lugar retirado – Norte de Israel

g. Cesaréia de Filipe, Lição importante: Precisamos de local próprio para buscarmos mais revelação de Deus – Nossa Cesaréia de Filipe, está no nosso interior, está numa busca diligente por Deus; ela independe de circunstâncias (sejam elas favoráveis ou não); ela não dependendo da minha experiência passada, mas sim da minha necessidade atual por mudanças, insatisfações pessoais/espirituais; por mais de Deus.

Quais são as 5 revelações que preciso ter meus olhos abertos?

1ª Quem é Deus? ... Vs16

“A maior revelação em todo o universo é o Pai revelando o Filho. Sem a revelação do Pai ninguém pode conhecer o Filho. Podemos ter um conhecimento mental ou um conhecimento Bíblico, e ainda assim não conhecermos realmente o Filho até que o Pai O revele em nós. É o prazer do Pai revelar Seu Filho em nós. Esta é a grande revelação. E esta revelação é tão grande que irá continuar por toda a eternidade. Não pense que porque você conhece Jesus como Seu Salvador, portando você O conhece, O conhece plenamente. De jeito nenhum! Apenas começamos a conhece-Lo. Há tanto Nele; Ele é infinito. O conhecimento do Filho é infinito. Hoje, estamos começando a conhece-Lo, e na eternidade continuaremos a conhece-Lo. Esta é a sensação de ser um cristão. Não há fim para isso.” – Stephen Kaung

2ª O que é a Igreja? ... Vs18

“Sem a primeira revelação não podemos ter a segunda revelação. Sem Cristo, não há igreja. Vocês não podem ter a igreja sem Cristo. Vocês não podem fazer a igreja maior do que Cristo. Sem Cristo, não há igreja. Vocês precisam conhece-Lo. Quanto mais vocês O conhecem, mais conhecem a igreja. A igreja é uma revelação do Filho a nós, uma grande revelação. Não pensem que podemos conhecer a igreja por nós mesmos. Alguns dizem: “Eu fui criado na igreja”. O que você quer dizer com isso? Outros dizem: “Vou à igreja todos os domingos”. O que você quer dizer com isso?” Stephen Kaung

Tabernáculo x Igreja: Tabernáculo um modelo mostrado por Deus a Moisés; e a Igreja? É diferente? Qual o modelo, o padrão ?

Eu EDIFICAREI a minha IGREJA – Há um PADRÃO de Deus para esta edificação, há uma planta, e somente ELE a conhece (como conhecia o Tabernáculo no deserto), logo se quisermos cooperar com a Edificação da Igreja precisamos perguntar / orar / buscar a Deus, buscar o Filho – Para que ELE a revele!

“A igreja. É do céu, é celestial na natureza, mas toca a terra. Ela alcança a todo o impuro, e graças a Deus, nós somos os impuros mas purificados pelo precioso sangue do Cordeiro.”

“O que é o padrão da igreja? O padrão da igreja é o Cristo vivo. Cristo como revelado nos quatro evangelhos. Ele é o padrão, e a igreja é edificada de acordo com Ele. Ela não é técnica, ela é viva, orgânica, mudando de glória em glória, se transformando, se conformando a imagem de Cristo. Esse é o padrão da igreja.”

Ef 2:10 – Somos feitura Sua....  A igreja necessita de um padrão de membro, que um tipo próprio de PEDRA -  que só pode ser talhada pela 3ª e 4ª revelação:

 3ª O que é a Cruz de Cristo? ... Vs 21 a 23

“A morte de nosso Senhor Jesus na cruz foi a morte mais dolorosa, não apenas fisicamente, mas também mentalmente e espiritualmente. Nosso Senhor até mesmo gritou: “Meu Deus, Meu Deus, porque Me desamparaste?” A Bíblia diz que quando a lança entrou em Seu lado, saíram sangue e água. Esta foi a ultima gota de sangue do Seu coração. Nos é dito que quando o coração está quebrado, o sangue começa a se desintegrar, por isso sai como sangue e água.” Stephen Kaung

“. O Pai O moeu (Isaias 53) e do Seu lado, tomou algo – sangue para a remissão de nossos pecados, água que é Sua vida derramada por nós. Este é material para a edificação da igreja.”

Romanos 6:6 “sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.”

4ª O que é a minha Cruz? ... Vs 24 a 26

Minhas escolhas pelo Senhor que expressem Seu PADRÃO e Seu propósito. Isso é a nossa Cruz do dia a dia (Lc 9:23) – dependemos dEle para expressarmos Sua vontade em nós (Rom 12:1 e 2)

5ª O que é o Reino de Deus? ...Vs 27 e 28

O Reino de Deus é o domínio de Deus, porém traz o Seu padrão, a Igreja está dentro do domínio do Reino de Deus, e deve expressar o Seu padrão, O Reino começa dentro de nós (Lucas 17:20-21) )e se expande de tal forma que pode ser visto e manifestado na igreja e As porta do Inferno não prevalecem contra Ela. O Reino de Deus será totalmente manifestado na volta de Jesus. (vs 27 e 28)

Conclusão:

Receber do Espírito Santo graça para conhecer e reter estas 5 revelações, transformará a nossa vida, de sua família, da igreja e consequentemente da sociedade em nossa volta.

Busque ao Senhor com intensidade, busque sozinho (Leia a Biblia, buscando conhecê-lo em cada leitura; Ore, procurando ouví-Lo, Adore ao Senhor – por que Ele procura Adoradores que o Adorem em Espírito e em Verdade)

Buque coletivamente: participe da igreja, de sua comunidade cristã, traga seus pães e peixes, mas deixe o Senhor multiplicar, SIRVA ao SENHOR com intensidade, creia que ELE é quem te retribuirá, faça tudo por ELE.

Mateus 6:33 -  “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Autor: Nelson Cardoso de Carvalho 


Saiba mais...
Cinco Revelações que eu preciso ter para Viver uma Vida Plena
Como Conhecer a Vontade de Deus
Como Conhecer a Vontade do Pai
Ensina-me a Fazer a Tua Vontade
O Primeiro Pecado do Homem
Qual é o Propósito da Vida?
Seja Feita a Tua Vontade