Fascinados pelo Senhor Jesus Cristo

Artigo exibido: 3798 vezes

No Evangelho de Lucas 19:47-48, lemos: “E todos os dias ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo;  mas não achavam meio de o fazer; porque todo o povo ficava enlevado ao ouvi-lo.” (RA 1ª ed.)

RA 2ª ed.–       “Todo povo ao ouví-lo ficava dominado por Ele”

NTLH –           “... todos o escutava com muita atenção”

NVI –              “Todo o povo estava fascinado pelas suas palavras”

Nos dias que antecederam a sua morte, Jesus ia todos os dias no templo ensinando ao povo, suas palavras eram como aquelas aos discípulos no caminho para Emaús – Ardia o coração de todos que a ouviam; suas palavras para a multidão eram Espirito e Vida, seu ensino representava sua AUTORIDADE, suas palavras não eram apenas VERDADE mais também PRÁTICA, ou seja, REALIDADE ou seja, suas palavras  representavam a ELE PRÓPRIO, Seu CARÁTER; podemos entender que o povo que ouvia JESUS estava FASCINADO pelo próprio JESUS, Ele pelo seu comportamento, distinção e autoridade, exercia fascínio a todos os quais o ouviam.

A palavra para “Fascinado”, no grego, expressa a idéia de Dominado, Pendido, Inclinado - o substantivo Fascínio expressa muito bem esta idéia.  Todos estavam fascinados por Jesus, Jesus exercia um fascínio sobre todo o povo.

Convido a todos a refletir sobre a seguinte pergunta: “O que é SER fascinado pelo Senhor Jesus Cristo?”

1. Antes, porém devemos considerar: “O que mais FASCINA você?“; ou ainda “quem ou o que é o alvo do seu Fascínio?”

A. Alguns podem dizer: o que mais me fascina são pessoas famosas por que são poderosas: como políticos, militares, personalídades históricas, pessoas carismáticas, pessoas talentosas.

B. Outros talvez dissessem: O que mais me fascina são coisas como: Casa, Carro, Livros, Conhecimento/Estudo, Televisão, Filmes, Novelas, Dinheiro, Profissão.

C. E outros ainda: o Que me fascina no secreto são os prazeres como: a Luxúria (ou sexo) Comida/bebidas, meu Orgulho pessoal, minha própria capacidade.

 Pergunte a si mesmo com sinceridade: O que realmente fascina voce?

 2. Em Lc 19:48, o Povo viu algo em Jesus, e creio que foi a Sua REALIDADE e a Sua AUTORIDADE que fizeram aquela multidão ficar fascinada pelo Senhor, eles viram algo diferente que eles não encontravam nos líderes religiosos de sua época, destes líderes eles ouviam apenas palavras históricas, mortas, uma religiosidade de aparência e sem qualquer Realidade, Talvez parecido com o que vemos hoje, mas Jesus veio e quebrou isto, ELE mostrou o que é VIVER o que SE PREGA, o que é FALAR e Acontecer, ELE PERDOU, CUROU, SALVOU, trouxe à VIDA a MORTOS, enfrentou o Diabo e suas hostes... JESUS fez um REBOLIÇO em sua época, mas eu pergunto: Jesus mudou na atualidade? Ele ainda pode provocar um reboliço em nós? –  Heb 13:8, diz: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”, se Ele não mudou, é o mesmo, é bem possível que o problema esteja em nós mesmos, perdemos o fascínio por Ele.

Como podemos ver o Senhor Jesus hoje?

 A Biblia diz: No Antigo Testamento o “EU SOU” se manifestou a Moisés; No Novo Testamento o “EU SOU” se manifestou ao mundo (João cap 1 e 3:16,17)

 O SENHOR JESUS veio se mostrar o que significa o EU SOU, ELE É TUDO o que precisamos, vamos ver alguns destes aspectos dos quais ELE se declara SER e de fato é no Novo Testamento:

  1. Em Filipenses 2, O Apóstolo Paulo diz que Jesus: É o Messias, o Cristo, o Salvador, o Senhor de toda a humanidade: Ele é o Deus que se esvaziou da sua divindade tomou a forma de homem/servo, se humilhou, e foi obediente até a morte e morte de cruz; - Isto Fascína voce?
  2. Em Joao 11, Jesus É a ressurreição e a vida e todo aquele que estiver nELE, ainda que esteja morto viverá - O Senhor nos dá uma esperança ETERNA, e isto? Exerce um fascínio sobre voce?
  3. Em Joao 1, é dito que Jesus É o verbo de Deus, o Pai, Ele É a atitude, a ação de Deus - Se voce quiser ter atitudes certas é só buscá-Lo, e Isto, Te fascína?
  4. Em Joao 10, Jesus É a Porta das Ovelhas: e quem entra por ELE encontrará pastagens, segurança - NELE há um lugar inigualável de habitação e cuidado; e isto, te faz ser fascinado por ELE?
  5. Em Joao 10, Jesus É o BOM PASTOR: é quem deu a vida pelas ovelhas, É aquele que conhece as ovelhas e é conhecido pelas ovelhas - Ele se relaciona com os seus, alguém nesta Terra pode se comparar a este tipo de Líder?
  6. Em Joao 6, Jesus É o PÃO da VIDA e a ÁGUA da VIDA - Se alguém se alimentar dele, nunca, jamais, voltará a ter fome e sede de coisas desta Terra, há algo nesta Terra que se iguala a esta realidade?
  7. Em Joao 14 e 16 Jesus diz que ELE É quem dá o Espirito Santo para habitar em nós - Agora ELE não está mais do lado de FORA, mas DENTRO de nós; e isto, é fascinante?
  8. Em Joao 14, ELE É a nossa PAZ - Não temos a necessidade de estarmos preocupados, ansiosos, nem temerosos, Aleluia! Isto como me fascina.
  9. Em Joao 8: Jesus diz que ELE É a LUZ do MUNDO - nELE podemos também sermos SAL e LUZ do Mundo; Ele tem capacidade para nos transformar, isto também É fascinante!
  10. Em Joao 14:6: Ele diz EU SOU o CAMINHO, A VERDADE (ou REALIDADE) e a VIDA – ELE é o único ACESSO ao PAI; E a nossa única fonte de VIDA Verdadeira e Real
  11. Jo 15 diz: “EU SOU a videira verdadeira”- nELE podemos ter vida, amor, e DAR FRUTO, Mais FRUTO e MUITO FRUTO; ou seja, ELE nos fascina pois ainda quer nos usar.
  12. Apoc 1:8 Diz que ELE é o SENHOR DEUS, o ALFA e o OMEGA, o inicio e o fim, aquele que É, que ERA e que HÁ de vir – O TODO PODEROSO, o grande Fascínio!
  13. Jesus ainda é muito mais; mas quero dizer que JESUS é o nosso EXEMPLO, ou melhor, O nosso MODELO –
    1. Logo JESUS É o alvo da nossa FASCINAÇÃO, por que ELE é TUDO em TODOS. – Paulo mostra isso em Fil 3:9-11
    2. Se necessitamos de algo, Jesus É Tudo o que precisamos (o EU SOU), e isso é definitivamente fascinante; Ele é alguém por quem podemos nos fascinar, deixar dominar, nos inclinar totalmente.

3. Volto então à pergunta original deste texto: “O que é SER Fascinado pelo Senhor Jesus Cristo?”

     Na minha vida tenho encontrado algumas respostas:

  • SER FASCINADO por Jesus É Reconhecê-lo: Jo 1:12: “Mas a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no Seu nome” – Somos Filhos de Deus, Deus é nosso Pai, Jesus é o primogênito dentre muitos irmãos – E eu reconheço isso!
  • SER FASCINADO por Jesus É OUVI-LO em TUDO, como aquele povo, ouvia a Jesus e estava fascinado com suas palavras.
    1. Vemos no monte da Transfiguração que o Pai disse a Pedro, Tiago e Joao: “Este é o meu filho amado a ELE ouví” (Mc 9:7)
    2. Em Heb 1:2 diz que “Nestes últimos dias o Pai falou pelo filho...”

Há muitas formas de OUVIR ao Senhor Jesus, seja através da PALAVRA de DEUS, a Biblia, ou através das circunstâncias por piores que sejam, ou mesmo na vida de pessoas próximas e de longe; na busca pessoal do dia a dia – a VOZ do Senhor está dentro de nós e sempre está pronta para se manifestar em nós! Sejamos fascinados por Ouvir ao Senhor!

  • SER FASCINADO por Jesus É permitir que ELE cresça em MIM e EU (EGO) diminua, Rom 8, nos diz que O Senhor Jesus apesar de nos tratar como filhinhos, Ele deseja que sejamos FILHOS MADUROS. A vida que Ele nos dá no novo nascimento, Cresce!
    E o resultado de sermos filhos Maduros está em Rom 8:29 “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;”

Ele só cresce se eu diminuo, devo aprender a levar a MINHA CRUZ, ou seja, fazer escolhas que agradem ao SENHOR a cada dia e para isso preciso aprender a OUVÍ-LO, e assim OBEDECER. Isso se chama CARÁTER de CRISTO formado em nós!

  • SER FASCINADO por Jesus É SERVÍ-LO:
    É ter um comprometimento pessoal com o REINO de DEUS em primeiro lugar e a sua justiça – sabendo que assim as demais coisas serão acrescentadas (Mat 6:33)
    É estar atendo às situações que exijam o meu serviço, onde o meu EU não apareça, mas sim CRISTO em MIM!
    É a prática habitual do serviço sincero, Rom 12:11-16

não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;  alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;  acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;  abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;  alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;  sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;”

Que o SENHOR gere em nós este FASCÍNIO e DEVOÇÃO de forma que em nós seja encontrada a SUA VIDA, e que a nossa VIDA seja um IMPACTO naqueles com quem nos relacionamos, e que no nosso ajuntamento, celebremos com amor e paixão o nosso SENHOR pelo qual vivemos fascinados.

“Se conhecermos a preciosidade do nosso Senhor, nunca será um sacrifício consagrar-nos a Ele.”- Christian Chen

Texto de Nelson Cardoso de Carvalho – Abril/2009


Saiba mais...
A Mente de Cristo
Fascinados pelo Senhor Jesus Cristo
Generosidade Inigualável
O Leão e O Cordeiro
Vendo Cristo na Espiritualidade