Enchei-vos do Espírito – Ef 5:18

Artigo exibido: 3696 vezes

I. Ser Cheio do Espírito Santo
1. É possível – é a promessa do Senhor
2. É possível no inicio da vida cristã: Não só para os mais crescidos na fé.
3. É possível ser cheio repentinamente: Nem sempre temos que esperar.
4. É possível saber que fomos cheios: Os resultados são marcantes
5. Quais são as condições?
a) Confessar os pecados: O templo precisa estar limpo.
b) Entregar a vida ao Senhor: Precisamos nos render a Ele.
c) Crer na Promessa do Senhor: Precisamos crer que Ele nos deu. (Charles Inwood)

II. A Água Viva

“Se conheceras o Dom de Deus e Quem é o que te pede: dá-me de beber, tu Lhe pedirias e Ele te daria água viva” – Jo 4:10 – O Senhor Jesus estava falando com a mulher samaritana.
1. Se tu conheceras o Dom de Deus: Você sabe que Dom é esse?
2. Tu Lhe pedirias: Você seria movido a Lhe pedir
3. E Ele te daria: Jesus sempre cumpre o que promete
4. Ele te daria Água Viva: Rios de água viva do Espírito

III. Rios de Água Viva

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, Rios de Água Viva fluirão do seu interior. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que Nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” – Jo 7:37-39

IV. Quem tem Sede
1. Você tem sede? “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mt 5:6). Deus espera que tenhamos essa fome para então nos satisfazer.
2. Você já bebeu? Beber significa receber e essa iniciativa é nossa. Ninguém pode fazer isso por nós. É algo pessoal.
3. Você já glorificou a Jesus? Existe um glorificar histórico que se deu na ascensão de Jesus. Mas este é experimental: Quem ocupa o trono da sua vida? Jesus tem o primeiro lugar?

V. Pedir ao Pai o Espírito Santo

“Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem?” – Lucas 11:13
1. Pedir: Mostra que eu creio na bênção do Espírito
2. Pedir: Mostra minha profunda necessidade
3. Pedir: Mostra a real possibilidade de receber. (G. MacGregor)

VI. A Vida Abundante Interior
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão do seu interior. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” – Jo 7:37-39
1. A Provisão Divina: “Do seu interior fluirão rios de água viva”; Ele disse isso com respeito ao Espírito”.
2. A condição exigida: “Se alguém tem sede”.
3. Os passos para receber:
a) Venha a Mim – ao Único que pode nos dar o Espírito
b) Venha e beba – Como? Aquele que pede recebe
c) Glorifique a Jesus – Precisamos  dar o primeiro lugar a Ele em nossas vidas. Precisamos entregar a Ele todas as chaves e principalmente aquela pequena que cabe entre os dedos (F.B. Meyer).

VII. As Vestes e o Óleo
 “Sejam sempre alvas as tuas vestes e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” – Ec 9:8
1. Vestes alvas: A roupa simboliza a conduta, o caráter. O vestido da Noiva de linho fino, resplandecente e puro são os atos de justiça dos santos (Ap 19:8). O pecado, a carnalidade e o mundanismo entristecem o Espírito (Ef 4:30).
2. Óleo sobre a cabeça: O óleo simboliza a unção do Espírito Santo. Sua finalidade é produzir em nós a iluminação e o poder para testemunhar. Se não obedecermos o ensino da Unção (1 Jo 2:27) podemos apagar o Espírito (1 Ts 5:19).

VIII. Rute e Boaz – A Vida de União com Nosso Senhor
“Lava-te, unge-te e veste os teus melhores vestidos e desce à eira... chegarás e lhe descobriras os pés e te deitarás” – Rute 3:3, 4
1. Lava-te: A Pia do Lavatório (Ex 30:17-21) representa o Espírito Santo (a água) purificada pela lavragem da Água pela Palavra (Ef 5:26). Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de todo pecado (1 Jo 1:9)
2. Unge-te: É preciso nos manter sempre sob a Unção.
3. Veste os teus melhores vestidos: Precisamos viver na pratica de atos de justiça e andar como o Senhor andou (1 Jo 2:6)
4. Descobriu-lhe os pés e se deitou: Precisamos entregar totalmente nossa vida ao Senhor. Ele não é apenas nosso Salvador; acima de tudo Ele é o Senhor! Ele merece tudo!

IX. A Porção Dobrada Prometida

“Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faca, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando eu for tomado de ti, assim se fará; porém, se não me vires, não se fará” – 2 Re 2:9-10.
1. “Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui; respondeu Eliseu: não te deixarei” (2Re 2:2-6). Eliseu precisava vigiar para ver o momento em que Elias seria arrebatado. E ele viu e recebeu.
2. “Disse Eliseu ai rei Jeoás: Toma o teu arco e flechas... atira... toma as flechas... fere a terra com elas; Jeoás feriu a terra três vezes e parou. Então o homem de Deus (Eliseu) se indignou muito contra ele e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém, agora, só três vezes feriras os sírios” (2Re 13:15, 19). O próprio rei Jeoás limitou a bênção de Deus em sua vida.
3. “Ao lado destes repararam os tecoítas. Os seus nobres não meteram o pescoço ao serviço do seu Senhor. Então os tecoitas reparam outra parte” (Ne 3:5, 27). Os nobres recusaram trabalhar no muro e a parte deles foi dada aos humildes de Tecoa. Porção dobrada. Abre bem a tua boca e aencherei!
Ó bendito Paracleto, confirma o Teu domínio interior
Faca do meu corpo o Teu templo apropriado
Para Tua constante permanência.

Por muito tempo essa Tua casa
Foi possuída por amores estranhos
Deixou-Te excluído do seu santuário secreto
Considerou a Ti como um hospede insignificante.

Rasga agora, ó bendito Espírito
O véu do meu pobre coração;
Entra no Teu descanso por tanto tempo negado
E nunca mais vá embora.

Oh, ser cheio de Ti!
Nada além disso eu peço;
Pois todos os hospedes impuros devem fugir
Se Tu em mim habitares. (A.J. Gordon)

Autor: Delcio Meireles


Saiba mais...
Enchei-vos do Espírito – Ef 5:18