O Medo Exclui a Deus

Artigo exibido: 3611 vezes

A admoestação “não ter medo” é freqüentemente repetida nas Escrituras. Medo é descrito como:

- Escravidão: Rm 8:15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

- Tormento: 1Jo 4:18
No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

- Cilada: Pv 29:25
Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro.


Muitas vezes a frase “não te espantes” (literalmente: “desesperar, entrar em pânico”) segue a recomendação para “não temer”.

As Escrituras oferecem longa lista de coisas com as quais os crentes não devem se preocupar:

- Provisão: Mt 6:25
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

- Inimigos: Dt 1:21
Eis que o SENHOR, teu Deus, te colocou esta terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes.

- Outros deuses: 2Rs 17:35
Ora, o SENHOR tinha feito aliança com eles e lhes ordenara, dizendo: Não temereis outros deuses, nem vos prostrareis diante deles, nem os servireis, nem lhes oferecereis sacrifícios;

- Morte: Sl 23:4
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

- Exércitos e Guerras: Sl 139:1-6
1   SENHOR, tu me sondas e me conheces.

2   Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
3   Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
4   Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
5   Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.
6   Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.

- Pavor repentino: Pv 3:25-26
25   Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier.
26   Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.

- Segurança: Mt 10:28
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

- Eventos além do seu controle: Mt 8:26
Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.

- Saúde: 2Co 12:7-10
7   E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8   Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9   Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
10   Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

- Ansiedade: Fp 4:6-7
6   Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7   E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

- Ameaças dos outros: 1Pe 3:14
Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;

- Sofrimento: Ap 2:10
Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.


São oferecidas também razões para não ter medo:

- Você é criação de Deus: Is 44:2

Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi.

- Ele luta por você: Ex 14:13
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.

- Você é amado(a): 1Jo 4:9
Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.

- Ele é seu auxilio: Hb 13:6
Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

- Você é mais valioso(a) que os pardais: Lc 12:7
Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais.


A razão mais citada é a presença de Deus:

- Gn 26:24
Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.

- Dt 31:8
O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.

- Rm 8:15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

 

Você precisa pedir a presença de Deus – Ele está com você; você tem a palavra dEle a esse respeito. Mas muitas vezes, você precisa pedir a percepção da presença dEle: Is 41:10,13:
10   não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
13   Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

Essa percepção é quase sempre induzida pela recordação da fidelidade de Deus no passado Dt 7:18-19:
18   Delas não tenhas temor; lembrar-te-ás do que o SENHOR, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito;

19   das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o SENHOR, teu Deus, te tirou; assim fará o SENHOR, teu Deus, com todos os povos, aos quais temes.

Autora: Anne Graham Lotz
Extraído da Bíblia da Mulher


Saiba mais...
O Medo Exclui a Deus