Qual é o Propósito da Vida?

Artigo exibido: 3401 vezes

Sobre a esposa dele (Rick Warren) estar sofrendo de câncer e a fortuna que a venda de seu livro lhe trouxe, em entrevista com Paul Bradshaw, Rick Warren disse o seguinte: 

'As pessoas me perguntam: Qual é o propósito da vida?' 

E eu respondo:' Em resumo, a vida é uma preparação para a eternidade. Nós não fomos criados para durar para sempre, e Deus nos quer junto Dele, no Céu. Um dia meu coração vai parar, e então será o fim do meu corpo – mas não será o meu fim. Eu posso viver 60 ou 100 anos na terra, mas eu vou passar trilhões de anos na eternidade. Aqui e agora é o aquecimento – o ensaio final da peça. Deus quer que nós pratiquemos na terra o que vamos fazer para sempre na eternidade. 

Nós fomos criados por Deus e para Deus, e enquanto você não se der por conta disso, a vida não fará sentido. A vida é uma série de problemas: Ou você está vivendo um agora, ou está saindo de um ou você está se preparando para enfrentar outro. A razão disso é porque Deus está mais interessado no seu caráter do que no seu conforto; Deus está mais interessado em santificar a sua vida do que Ele está de fazer dela uma vida feliz. Nós podemos ser razoavelmente felizes aqui na terra, mas este não é o propósito da vida. O objetivo é crescermos em caráter, à semelhança de Cristo.

Este ano que passou foi o melhor ano de minha vida mas também foi o mais duro, com minha esposa Kay adoecendo de câncer.

Eu costumava achar que a vida era feita de montanhas e vales – a gente passa por períodos escuros (vales) e depois sobe até o alto da montanha, vai e volta, sobe e desce. Mas já não creio que seja assim. Ao invés da vida ser montanhas e vales, eu creio que ela é como dois trilhos em uma estrada de ferro, e o tempo todo temos alguma coisa boa e alguma coisa ruim acontecendo na nossa vida.

Não importa o quanto as coisas na sua vida sejam boas, tem sempre alguma coisa ruim que precisa ser trabalhada. E não importa o quão ruim sejam as coisas na sua vida, tem sempre alguma coisa boa pela qual você pode agradecer a Deus.

Você pode focar nos seus propósitos ou pode focar nos seus problemas: Se você focar nos seus problemas, você entra em estado de egocentrismo, que é ‘os meus problemas’, 'o meu sofrimento’, a minha infelicidade'. Mas uma das formas mais fáceis de livrar-se da dor é desviar a atenção de você mesmo e focar em Deus e nos outros.

Nós descobrimos bem rapidamente que apesar das orações de centenas de milhares de pessoas, Deus não iria curar a Kay ou facilitar as coisas pra ela – tem sido muito difícil pra ela , entretando Deus tem fortalecido seu caráter, tem dado a ela um ministério de ajuda a outras pessoas, tem lhe dado um testemunho, e vem atraindo-a mais pra perto d’Ele e dos outros.

Você tem que aprender a lidar tanto com o que é bom quanto com o que é ruim na vida. Na verdade, às vezes é mais duro lidar com o que é bom. Por exemplo, neste ano que passou, de repente, quando o livro vendeu 15 milhões de cópias ele fez de mim um homem muito rico. Também trouxe muita notoriedade com a qual eu nunca tive que lidar antes. Eu não creio que Deus nos dá dinheiro ou notoriedade para alimentar nosso ego ou para que tenhamos uma vida de facilidades. Então eu comecei a perguntar a Deus o que Ele queria que eu fizesse com todo esse dinheiro, notoriedade e influência. Ele me deu duas passagens diferentes que me ajudaram a decidir o que fazer: 2 Corintios v 9,  e Salmo 72.

Primeiro, apesar de todo o dinheiro vindo às minhas mãos, nós não mudamos nosso estilo de vida. Não fizemos nenhuma compra significante. Segundo, lá pela metade do ano passado parei de receber salário da igreja. Terceiro, nós estabelecemos fundações para financiar uma iniciativa que chamamos O Plano da Paz para plantar igrejas, equipar líderes, dar assistência aos pobres, cuidar dos doentes e educar a próxima geração. Quarto, eu somei tudo que a igreja tinha me pago durante os 24 anos desde que eu comecei, e devolvi tudo. Foi muito liberador poder servir a Deus gratuitamente.

Temos que nos perguntar: Viverei para possuir coisas? Popularidade? Vou ser levado (empurrado) pelas presssões? Pela culpa? Pela amargura? Pelo materialismo? Ou vou ser conduzido pelos propósitos de Deus (para minha vida) ? 

Quando eu me levanto pela manhã, eu me sento na beira da minha cama e digo, Deus, se eu não conseguir realizar nada mais hoje, eu quero Te conhecer melhor e Te amar mais. Deus não me colocou na terra apenas pra que eu preencha uma lista de tarefas e afazeres. Ele está mais interessado em quem eu sou do que no que eu faço.

Autor: Rick Warren – Autor de Uma Vida Com Propósito e pastor da Saddleback Church, na California. Convidado pelo presidente Barack Obama para fazer a oração de inauguração de sua posse da presidência dos E.U.A.


Saiba mais...
Cinco Revelações que eu preciso ter para Viver uma Vida Plena
Como Conhecer a Vontade de Deus
Como Conhecer a Vontade do Pai
Ensina-me a Fazer a Tua Vontade
O Primeiro Pecado do Homem
Qual é o Propósito da Vida?
Seja Feita a Tua Vontade