A Obra de Desintegração de Satanás

Artigo exibido: 3335 vezes

Necessitamos saber que para propagar Seu Evangelho, fazer Sua obra e cumprir Sua vontade na terra, o Senhor precisa usar o Seu Corpo. Nem Sua vontade nem Seu caminho podem ser realizados por meio de uma só pessoa, visto que o Senhor não opera por intermédio de um homem, mas pela Igreja. O vaso que Deus utiliza é a Igreja, não um indivíduo. A vida e o poder de Cristo encontram sua mais rica manifestação por meio do Corpo de Cristo.

Por essa razão, Satanás esforça-se por conseguir a “desintegração” do Corpo de Cristo. Essa é sua tarefa número um. Se nos dermos conta disso, reconheceremos prontamente quão séria é essa obra satânica de “desintegração”, pela qual surge a suspeita entre irmãos e facilmente criam-se mal entendidos. Isso é Satanás realizando sua obra desintegradora. Um culpa a um irmão, e este murmura contra uma irmã. Entretanto, se o caso é investigado, não há nada sério na coisa toda. Isso também é Satanás realizando sua obra de derrubar o Corpo.

Satanás induz os filhos de Deus a se dividirem, impulsiona-os a desintegrarem-se como Corpo. A obra de Deus é fazer de nós um Corpo, porém a obra de Satanás é despedaçar-nos. Satanás usa nossa carne corrupta, nosso ser obstinado e o mundo que cobiçamos para realizar sua obra de destruição. Assim que, de fato, o problema sério não está em nossa carne não ter sido tratada, nem em não nos havermos prostrado nem tampouco em vivermos conforme o mundo, mas baseia-se no fato de que é Satanás quem utiliza essas nossas fraquezas para a sua obra de esmigalhamento e de divisão. Se consentimos em que esses elementos permaneçam em nossa vida, nós claramente preparamos lugar para que Satanás faça sua obra de desintegração.

Qual é, de fato, nosso entendimento de unidade? De maneira simples, a unidade é o próprio Deus. Por que é assim? Porque quando separamos as coisas fora de Deus e começamos a viver Nele, então Deus, que está em nós, se torna a unidade. A unidade ocorre quando Deus tem Seu lugar absoluto em nós. Unidade existe quando somente Ele é tudo, quando Ele enche tudo. Quando os filhos de Deus estão cheios de Deus, eles se harmonizam uns com os outros.

De fato, Satanás, em seus intentos de desintegrar-nos como Corpo, não necessita incitar opiniões e dissensões entre nós; basta-lhe conseguir implantar alguma impureza em nós ou outra coisa que ocupe o lugar de Deus. Vamos ilustrar isso. Você já viu como se mistura o cimento? Se existe barro mesclado com a areia, o cimento não solidificará totalmente. Do mesmo modo, para que Satanás destrua nossa unidade no Corpo, ele necessita apenas derramar um pouco de lodo – isto é, algo que seja incompatível com a vida de Deus em nós – e nós, como Corpo, iremos nos desintegrar. Nem as opiniões nem as dissensões são necessárias, pois basta o espalhar de um pouco de lodo entre nós. Continuamos partindo o pão e bebendo do cálice, porém, ainda assim, podemos estar divididos.

O Corpo de Cristo não é basicamente uma doutrina, tampouco uma espécie de arranjo de coisas e pessoas, mas é essencialmente a vida. O que é a Igreja? A Igreja não é somente uma doutrina de acordo com as Escrituras, tampouco é somente um método segundo a Bíblia, mas é basicamente uma vida, a saber, a manifestação da vida de Cristo.

A unidade não se baseia em nada mais do que a vida. Satanás só necessita misturar algumas impurezas em nós e nos outros secretamente, de modo que, ainda que entre nós não exista a mínima discordância de opiniões nem a menor indicação de dissensão, entretanto, sem saber, o Corpo está no processo de desintegração. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e filtre de nós toda impureza! “Ó Senhor, pela cruz e pelo Espírito Santo, filtra-nos!”

Quanto todos necessitamos investigar o lugar que nossos próprios desejos e inclinações têm em nós. Que lugar nosso próprio objetivo tem em nós? Que lugar nossa própria obra tem em nós? Ou será que deixamos que a vida de Cristo ocupe o lugar absoluto em nós? Quanto necessitamos voltar a Deus! Não necessitamos de um avivamento exterior. Temos apenas uma necessidade: voltar-nos interiormente a Deus e deixar que Ele nos limpe e purifique com a cruz e o Espírito Santo. Por sermos filtrados pela cruz e pelo Espírito Santo, oramos e esperamos por ser limpos de todas as impurezas que Satanás tem misturado em nós. Que o Senhor tenha misericórdia de nós para que não coloquemos nossa confiança em nós mesmos, porque até mesmo o sentimento de termos razão pode ser utilizado por Satanás para realizar sua obra de desintegração! Necessitamos aprender a ir a Deus para obter iluminação, necessitamos aprender a ir aos irmãos e irmãs para correção. Precisamos estar dispostos a pagar qualquer preço e aceitar o tratamento da cruz a fim de poder manifestar verdadeiramente nossas funções como membros da Igreja.

Não dizemos continuamente que amamos o Senhor? Não dizemos que nos consagramos a Ele? Então não temos de nos preservar, tampouco temer pagar o preço, mas temos de permitir ao Senhor que nos limpe de todas as impurezas, que são incompatíveis com a expressão da vida de Cristo por meio de nós e com manifestarmos em nossa vida nossas variadas funções como membros do Corpo, bem como viver o testemunho do Corpo de Cristo.

Autor: Watchman Nee
Extraído do Livro: O Corpo de Cristo, Uma Realidade, de Watchman Nee - Editora dos Clássicos


Saiba mais...
A Obra de Desintegração de Satanás
Amizade no Sentido Bíblico
Companheiros
Não Deixemos de Congregar-Nos
Realidade Espiritual e Aparência Natural
Unindo se à Igreja